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Controladoria e Controladoria Jurídica
Fundamentos e Conceitos
Thaisa de Paula Oliveira Custodio
Secretária Executiva de Almeida Prado Advogados
Resumo
O presente artigo tem como tema “Controladoria: Fundamentos e Conceitos”. Aborda de forma objetiva seu conceito, seu surgimento e como sua ciência, se aplicada na gestão das empresas, traz benefícios a uma organização. Mostra como é importante que uma empresa faça a mensuração dos recursos investidos em cada processo, controle de desempenho de seus colaboradores, controle de seus investimentos, perdas e lucros. Apresenta também a importância da controladoria para as pequenas e grandes empresas, abordando também a controladoria jurídica nos escritórios de advocacia, de como ela atua como facilitadora no dia-dia de um escritório. A metodologia utilizada no estudo tem como base pesquisas bibliográficas feitas por meio de livros e artigos científicos relacionados ao tema abordado.
Ao longo da história, a partir da Revolução Industrial no século XVIII, é possível concluir que a cada ano o número de novas empresas cresce significativamente, mas muitas dessas empresas não sobrevivem por mais de dois anos no mercado, isso se dá, entre outros motivos, pela falta de planejamento e de controle.
Toda empresa tem como objetivo o seu crescimento, ser reconhecida, aumentar suas riquezas e seus lucros, mas para que isso aconteça é necessário que o caminho a ser percorrido seja traçado de forma estratégica, muito bem planejado, não com suposições, mas a partir de informações que tenham fundamentos e que sejam confiáveis.
Com a controladoria esses objetivos se tornam palpáveis, com base em seus conceitos e ferramentas disponíveis é possível conquistar o mercado, eliminar os riscos, ser uma empresa transparente e ética e prestar um serviço ou oferecer produto de qualidade.
2.0 Conceito de Controladoria
A controladoria é uma evolução da ciência contábil, sendo ela multidisciplinar, tem como base outras ciências: administrativa, financeira, econômica e estatística, uma junção de vários conceitos e métodos, que tem como missão proporcionar aos gestores informações precisas e fidedignas que possam auxilia-los na tomada de decisões, no planejamento estratégico e a traçar suas metas.
A controladoria pode ser entendida de duas maneiras, sendo um órgão administrativo ou como uma área do conhecimento humano.
3.0 Surgimento da controladoria
A controladoria surgiu nos Estados Unidos no início do século XX. Com o crescimento das grandes Indústrias e com o avanço tecnológico, o mercado começou a exigir cada vez mais das empresas, a partir da capacidade de produção em massa e das posições financeiras que estavam assumindo no mundo.
Nasceu a partir da necessidade das empresas de terem total controle de seus processos e de suas riquezas, possibilitando a mensuração de tais, e também da necessidade de se ter informações fidedignas que proporcionem um direcionamento nas tomadas de decisões e na elaboração de planos estratégicos para organização.
Ela se baseia a partir de um sistema de informação bem planejado e bem implantado, coletando dados de todos os departamentos da empresa, transformando esses dados em informações, a partir dessas informações fazer a sua interpretação, conseguir analisar as perdas, os ganhos e os possíveis riscos financeiros.
A controladoria deve agir de acordo com normas, legislação e procedimentos pertinentes, sempre com ética transparência e responsabilidade.
3.1 Funções da Controladoria
3.2 Benefícios da controladoria
4.0 A importância da controladoria nas pequenas e grandes empresas
Assim como as grandes empresas, as pequenas também têm como objetivo o crescimento e conquistar o seu espaço no mercado, a controladoria atinge todos esses patamares, de acordo com os degraus alcançados, se busca meios e conceitos para estarem de acordo com as exigências do mercado, e a controladoria é o suporte para esse crescimento, o alicerce que possibilita o alcance das metas traçadas por uma organização.
É importante que toda empresa seja guiada com base em informações verdadeiras e confiáveis, ter conhecimento sobre a sua real situação econômica e poder identificar onde está ocorrendo falhas que estão impedindo de alcançar os resultados planejados, e trabalhar de maneira estratégica.
A controladoria vai muito além de só gerar riquezas, ela torna a empresa transparente, uma organização que se preocupa com a sociedade e com o meio ambiente.
Toda empresa quando inicia suas atividades tem como missão garantir a sua sobrevivência financeira e se destacar no mercado, como uma empresa sólida transparente, que acompanha o avanço tecnológico e que presta um serviço de qualidade.
Muitas empresas não sobrevivem mais de dois anos no mercado, devido à falta de uma controladoria eficiente e eficaz, através dela é possível prever cenários, se antecipar para possíveis instabilidades financeiras e a eliminar riscos e fraudes.
Mesmo nas pequenas empresas é essencial que se tenha um Controller, um profissional capacitado e muito bem preparado com conhecimentos multidisciplinares para prestar suporte a gestão da empresa, ele ajudará a empresa a navegar sobre territórios confiáveis, se antecipando sempre a possíveis tempestades e proporcionando as melhores ferramentas para navegação, traçando sempre os melhores caminhos e assim permitindo a embarcação chegar ao destino final como o planejado.
Empresas que tem total controle sobre sua organização conseguem sobreviver aos cenários ruins que vão aparecendo ao longo de sua existência, podem mensurar suas perdas, seus ganhos e os ricos do negócio, o poder está sempre nas mãos de quem possui informações.
A controladoria dependa de um sistema da informação muito bem estruturado, é ele quem recolhe e armazena as informações de toda organização, para poder passar números e dados confiáveis que transmitam transparência e segurança a alta gestão nas tomadas de decisões, o investimento nessa área é crucial.
5.0 Controladoria em escritórios de advocacia
A controladoria é muito importante em todas as áreas e em todos seguimentos, seja ele de produção, vendas ou prestação de serviços.
Nos escritórios de advocacia se aplica a controladoria jurídica, sendo ela um setor ou um profissional de Controller com conhecimentos multidisciplinares, responsável por todos os dados de gestão.
A controladoria jurídica atua como uma facilitadora da área técnica, descentralizando todas as tarefas administrativas rotineiras do seu dia-dia, concentrando essas tarefas ao Controller responsável ou a equipe de controladoria, permitindo então, que o advogado técnico possa se dedicar totalmente aos seus processos e casos, prestando então um serviço de qualidade.
Quando se pensa em abrir um escritório de advocacia, é muito comum o advogado trazer para si as multifunções, além de ter que pensar em estratégias e articulações para obter resultados positivos em seus casos e processos, ele ainda é responsável por cuidar de todas as tarefas administrativas, sendo elas jurídicas e do seu negócio, tendo que pensar em como vai sustentar a sua tese e em como vai conseguir fazer com que o escritório sobreviva ao mercado.
É essencial a implantação de uma controladoria jurídica independentemente do tamanho do escritório e do número de colaboradores, ela proporcionará segurança ao negócio, trabalhando sempre de maneira estratégica, auxiliando na produção jurídica e na gestão de todas atividades, com a controladoria é possível aplicar os conceitos e as ferramentas administrativas no escritório, trazendo resultados positivos.
Não é possível pensar em controladoria sem antes pensar em um sistema de informação, é muito importante que o escritório invista em sistema jurídico bem estruturado, pois é por meio dele que se obterá as informações necessárias para um boa gestão, e também é muito importante se atentar a sua implantação e ao seu controle, pois não pode haver falhas e fraudes, as informações obtidas devem ser informações fidedignas, os colaboradores devem ser muito bem preparados e capacitados para alimentarem esse sistema de maneira correta.
A controladoria Jurídica se aplica seguindo todas as normas e leis vigentes, zelando sempre pelo código de ética e de conduta da empresa, trabalhando de maneira transparente, buscando sempre a satisfação dos clientes nos serviços prestados, que seja de qualidade e seguro.
5.1 Responsabilidades da controladoria jurídica:
5.2 Benefícios de uma controladoria jurídica:
6.0 Conclusão
A controladoria tem a função de trabalhar como um setor de Staff, ou seja, um setor de apoio a gestão, seja ela um departamento interno ou à terceirizado, ela atua como um facilitador nas tomadas de decisões, ela coleta dados e informações obtidas através de um sistema de informação, faz a interpretação desses resultados, e por fim, reporta esses resultados a gestão, que então decidirá qual a melhor decisão a ser tomada em relação a esses resultados.
Ela trabalha de forma independente, sempre se antecipando aos ricos, fraudes e possíveis falhas, é a bússola que dá a direção correta que empresa precisa seguir, com ela é possível a tomada de decisões e planejamento estratégico com base em informações seguras e confiáveis, por meio de um sistema de informação bem planejado, implantado e controlado.
A partir desse estudo podemos concluir o quão importante é para uma empresa implantar em seu organograma um setor de controladoria, principalmente para as que estão iniciando suas atividades, ela irá possibilitar a sua sobrevivência em meio ao mercado, atuando com base em seus conceitos, métodos e ferramentas disponíveis.
Controladoria é para todas as organizações que tem como objetivo o crescimento e conquistar o seu espaço e o seu reconhecimento no mercado, sem controle e planejamento é impossível se obter resultados.
A controladoria deve caminhar de mãos dadas com todos os departamentos da empresa, pois o objetivo final é atingir as diretrizes traçadas pela alta gestão, buscando sempre bons resultados e alcançar a excelência e qualidade em seus serviços produtos.
7.0 Referências Bibliográficas
ALBINI, Samantha. Controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, 1ª ed. Curitiba: Editora Juruá, 2014.
FERREIRA, José Antônio Stark; PORTELLA, Georgina Alexandre. Controladoria- Conceitos e aplicações – 1° edição 2015.
SCHMIDT, Paulo.; SANTOS, José Luiz. Fundamentos de controladoria. São Paulo: Atlas, 2006.
PEREIRA, Vaniza; FARIAS, Cláudia dos Santos. Fundamentos de controladoria, Porto Alegre: SAGAH, 2017.
SILOS RODRIGUES, Carolina; BECKERT NETO, Alfredo. A importância da controladoria nas pequenas empresas. Disponível em: https://migalhas.uol.com.br/arquivos/2017/5/art20170511-04.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.