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Controladoria e Controladoria Jurídica Fundamentos e Conceitos
01/03/21

Controladoria e Controladoria Jurídica

Fundamentos e Conceitos

 

 

Thaisa de Paula Oliveira Custodio

Secretária Executiva de Almeida Prado Advogados

 

Resumo

 

O presente artigo tem como tema “Controladoria: Fundamentos e Conceitos”. Aborda de forma objetiva seu conceito, seu surgimento e como sua ciência, se aplicada na gestão das empresas, traz benefícios a uma organização. Mostra como é importante que uma empresa faça a mensuração dos recursos investidos em cada processo, controle de desempenho de seus colaboradores, controle de seus investimentos, perdas e lucros. Apresenta também a importância da controladoria para as pequenas e grandes empresas, abordando também a controladoria jurídica nos escritórios de advocacia, de como ela atua como facilitadora no dia-dia de um escritório. A metodologia utilizada no estudo tem como base pesquisas bibliográficas feitas por meio de livros e artigos científicos relacionados ao tema abordado.

 

 

  • Introdução

 

Ao longo da história, a partir da Revolução Industrial no século XVIII, é possível concluir que a cada ano o número de novas empresas cresce significativamente, mas muitas dessas empresas não sobrevivem por mais de dois anos no mercado, isso se dá, entre outros motivos, pela falta de planejamento e de controle.

Toda empresa tem como objetivo o seu crescimento, ser reconhecida, aumentar suas riquezas e seus lucros, mas para que isso aconteça é necessário que o caminho a ser percorrido seja traçado de forma estratégica, muito bem planejado, não com suposições, mas a partir de informações que tenham fundamentos e que sejam confiáveis.

Com a controladoria esses objetivos se tornam palpáveis, com base em seus conceitos e ferramentas disponíveis  é possível conquistar o mercado, eliminar os riscos, ser uma empresa transparente e ética e prestar um serviço ou oferecer produto de qualidade.

 

2.0 Conceito de Controladoria

 

A controladoria é uma evolução da ciência contábil, sendo ela multidisciplinar, tem como base outras ciências: administrativa, financeira, econômica e estatística, uma junção de vários conceitos e métodos, que tem como missão proporcionar aos gestores informações precisas e fidedignas que possam auxilia-los na tomada de decisões, no planejamento estratégico e a traçar suas metas.

A controladoria pode ser entendida de duas maneiras, sendo um órgão administrativo ou como uma área do conhecimento humano.

 

3.0 Surgimento da controladoria

 

A controladoria surgiu nos Estados Unidos no início do século XX. Com o crescimento das grandes Indústrias e com o avanço tecnológico, o mercado começou a exigir cada vez mais das empresas, a partir da capacidade de produção em massa e das posições financeiras que estavam assumindo no mundo.

Nasceu a partir da necessidade das empresas de terem total controle de seus processos e de suas riquezas, possibilitando a mensuração de tais, e também da necessidade de se ter informações fidedignas que proporcionem um direcionamento nas tomadas de decisões e na elaboração de planos estratégicos para organização.

Ela se baseia a partir de um sistema de informação bem planejado e bem implantado, coletando dados de todos os departamentos da empresa, transformando esses dados em informações, a partir dessas informações fazer a sua interpretação, conseguir analisar as perdas, os ganhos e os possíveis riscos financeiros.

A controladoria deve agir de acordo com normas, legislação e procedimentos pertinentes, sempre com ética transparência e responsabilidade.

 

3.1 Funções da Controladoria

 

  1. Ter um sistema da informação confiável e que abranja todos os setores da empresa, vinculadas a indicadores operacional;
  2. Ter o controle sobre o sistema, corrigir falhas e monitorar a conduta dos funcionários ligados ao sistema;
  3. Gerar relatórios e informações confiáveis que devem ser entregues aos gestores para se os auxiliem nos processos decisórios da empresa;
  4. Interpretar a realidade econômica a partir de resultados obtidos por meio de um sistema de informação confiável;
  5. Planejar, controlar e corrigir: Planejar a implantação de um sistema confiável e que atenda todas as necessidades da empresa, controlar para que elimine possíveis falhas e fraudes e corrigir quando os possíveis erros aparecerem, tomando medidas necessárias para a resolução do problema;
  6. Atuar como um setor de apoio e independente que possa atuar com um como facilitador, auxiliando a alta direção na elaboração de um planejamento estratégico e nas tomadas de decisões

 

 

3.2 Benefícios da controladoria

 

  1. Melhoria nos processos;
  2. Confiabilidade nas tomadas de decisões;
  3. Se tornar uma empresa confiável e transparente;
  4. Atingir as metas estabelecidas;
  5. Lucratividade;
  6. Aumento de Capital.

 

4.0 A importância da controladoria nas pequenas e grandes empresas

           

Assim como as grandes empresas, as pequenas também têm como objetivo o crescimento e conquistar o seu espaço no mercado, a controladoria atinge todos esses patamares, de acordo com os degraus alcançados, se busca meios e conceitos para estarem de acordo com as exigências do mercado, e a controladoria é o suporte para esse crescimento, o alicerce que possibilita o alcance das metas traçadas por uma organização.

É importante que toda empresa seja guiada com base em informações verdadeiras e confiáveis, ter conhecimento sobre a sua real situação econômica e poder identificar onde está ocorrendo falhas que estão impedindo de alcançar os resultados planejados, e trabalhar de maneira estratégica.

A controladoria vai muito além de só gerar riquezas, ela torna a empresa transparente, uma organização que se preocupa com a sociedade e com o meio ambiente.

Toda empresa quando inicia suas atividades tem como missão garantir a sua sobrevivência financeira e se destacar no mercado, como uma empresa sólida transparente, que acompanha o avanço tecnológico e que presta um serviço de qualidade.

Muitas empresas não sobrevivem mais de dois anos no mercado, devido à falta de uma controladoria eficiente e eficaz, através dela é possível prever cenários, se antecipar para possíveis instabilidades financeiras e a eliminar riscos e fraudes.

Mesmo nas pequenas empresas é essencial que se tenha um Controller, um profissional capacitado e muito bem preparado com conhecimentos multidisciplinares para prestar suporte a gestão da empresa, ele ajudará a empresa a navegar sobre territórios confiáveis, se antecipando sempre a possíveis tempestades e proporcionando as melhores ferramentas para navegação, traçando sempre os melhores caminhos e assim permitindo a embarcação chegar ao destino final como o planejado.

Empresas que tem total controle sobre sua organização conseguem sobreviver aos cenários ruins que vão aparecendo ao longo de sua existência, podem mensurar suas perdas, seus ganhos e os ricos do negócio, o poder está sempre nas mãos de quem possui informações.

A controladoria dependa de um sistema da informação muito bem estruturado, é ele quem recolhe e armazena as informações de toda organização, para poder passar números e dados confiáveis que transmitam transparência e segurança a alta gestão nas tomadas de decisões, o investimento nessa área é crucial.

 

5.0 Controladoria em escritórios de advocacia

 

A controladoria é muito importante em todas as áreas e em todos seguimentos, seja ele de produção, vendas ou prestação de serviços.

Nos escritórios de advocacia se aplica a controladoria jurídica, sendo ela um setor ou um profissional de Controller com conhecimentos multidisciplinares, responsável por todos os dados de gestão.

A controladoria jurídica atua como uma facilitadora da área técnica, descentralizando todas as tarefas administrativas rotineiras do seu dia-dia, concentrando essas tarefas ao Controller responsável ou a equipe de controladoria, permitindo então, que o advogado técnico possa se dedicar totalmente aos seus processos e casos, prestando então um serviço de qualidade.

Quando se pensa em abrir um escritório de advocacia, é muito comum o advogado trazer para si as multifunções, além de ter que pensar em estratégias e articulações para obter resultados positivos em seus casos e processos, ele ainda é responsável por cuidar de todas as tarefas administrativas, sendo elas jurídicas e do seu negócio, tendo que pensar em como vai sustentar a sua tese e em como vai conseguir fazer com que o escritório sobreviva ao mercado.

É essencial a implantação de uma controladoria jurídica independentemente do tamanho do escritório e do número de colaboradores, ela proporcionará segurança ao negócio, trabalhando sempre de maneira estratégica, auxiliando na produção jurídica e na gestão de todas atividades, com a controladoria é possível aplicar os conceitos e as ferramentas administrativas no escritório, trazendo resultados positivos.

Não é possível pensar em controladoria sem antes pensar em um sistema de informação, é muito importante que o escritório invista em sistema jurídico bem estruturado, pois é por meio dele que se obterá as informações necessárias para um boa gestão, e também é muito importante se atentar a sua implantação e ao seu controle, pois não pode haver falhas e fraudes, as informações obtidas devem ser informações fidedignas, os colaboradores devem ser muito bem preparados e capacitados para alimentarem esse sistema de maneira correta.

A controladoria Jurídica se aplica seguindo todas as normas e leis vigentes, zelando sempre pelo código de ética e de conduta da empresa, trabalhando de maneira transparente, buscando sempre a satisfação dos clientes nos serviços prestados, que seja de qualidade e seguro.

 

5.1 Responsabilidades da controladoria jurídica:

 

  • Implantação e controle de um sistema jurídico;
  • Cadastro de clientes e processos;
  • Controle de prazos e leitura de publicações;
  • Elaboração e pagamento de guias de recolhimento judiciais;
  • Controle de processamento de dados dos clientes;
  • Controle de desempenho dos colaboradores;
  • Precificação de serviços;
  • Cálculos de pagamento;
  • Controle de orçamento.

 

5.2 Benefícios de uma controladoria jurídica:

 

  • Não perder prazo;
  • Maior produtividade;
  • Centralização de informações;
  • Controle de desempenho individual ou de equipe;
  • Redução de perdas e custos;
  • Eliminação de riscos;
  • Segurança e qualidade nos serviços prestados.

 

6.0 Conclusão

A controladoria tem a função de trabalhar como um setor de Staff, ou seja, um setor de apoio a gestão, seja ela um departamento interno ou à terceirizado, ela atua como um facilitador nas tomadas de decisões, ela coleta dados e informações obtidas através de um sistema de informação, faz a interpretação desses resultados, e por fim, reporta esses resultados a gestão, que então decidirá qual a melhor decisão a ser tomada em relação a esses resultados.

Ela trabalha de forma independente, sempre se antecipando aos ricos, fraudes e possíveis falhas, é a bússola que dá a direção correta que empresa precisa seguir, com ela é possível a tomada de decisões e planejamento estratégico com base em informações seguras e confiáveis, por meio de um sistema de informação bem planejado, implantado e controlado.

A partir desse estudo podemos concluir o quão importante é para uma empresa implantar em seu organograma um setor de controladoria, principalmente para as que estão iniciando suas atividades, ela irá possibilitar a sua sobrevivência em meio ao mercado, atuando com base em seus conceitos, métodos e ferramentas disponíveis.

Controladoria é para todas as organizações que tem como objetivo o crescimento e conquistar o seu espaço e o seu reconhecimento no mercado, sem controle e planejamento é impossível se obter resultados.

A controladoria deve caminhar de mãos dadas com todos os departamentos da empresa, pois o objetivo final é atingir as diretrizes traçadas pela alta gestão, buscando sempre bons resultados e alcançar a excelência e qualidade em seus serviços produtos.

 

 

7.0 Referências Bibliográficas

 

ALBINI, Samantha. Controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, 1ª ed. Curitiba: Editora Juruá, 2014.

 

FERREIRA, José Antônio Stark; PORTELLA, Georgina Alexandre. Controladoria- Conceitos e aplicações – 1° edição 2015.

SCHMIDT, Paulo.; SANTOS, José Luiz. Fundamentos de controladoria. São Paulo: Atlas, 2006.

 

PEREIRA, Vaniza; FARIAS, Cláudia dos Santos. Fundamentos de controladoria, Porto Alegre: SAGAH, 2017.

 

SILOS RODRIGUES, Carolina; BECKERT NETO, Alfredo. A importância da controladoria nas pequenas empresas. Disponível em: https://migalhas.uol.com.br/arquivos/2017/5/art20170511-04.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.

 

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